Ninguém mais duvida que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão revolucionando o mundo e vêm provocado rápidas e profundas mudanças na sociedade. Tolice então achar que o mundo da educação e das escolas, assim como seus personagens principais: professores, alunos, coordenadores pedagógicos e diretores poderiam ficar imunes à esta nova maneira de pensar e conviver. Mas se na teoria, o discurso da maioria das escolas a respeito da importância e utilização das TICs em sala de aula está muito alinhado, na prática poucas escolas têm investido e discutido sobre a participação ativa, o desenvolvimento das habilidades necessárias e a alfabetização digital,não só de alunos, como também dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores.
Alexandre Garcia outro dia falava em seu programa que talvez o maior problema da educação brasileira seja o fato de termos escolas do Séc.XIX, professores do Séc.XX e alunos do Séc.XXI. Assistimos ao surgimento de um mundo totalmente novo na escola, com infinitas possibilidades, repleto de aplicações como bibliotecas virtuais, buscadores de informação, enciclopédias digitais, hipertextos, multimídia, interfaces gráficas inteligentes, ensino assistido por computador e conexão facilitada à Internet mas para a maioria das escolas e educadores APLICAR as novas tecnologias ainda é um grande desafio( entenda que aplicar é muito diferente de disponibilizar,comprar,ter..). Um relatório publicado pelo “Comitê Gestor da Internet no Brasil”, afirma que embora as tecnologias de informação e comunicação estejam presentes no cotidiano de boa parte dos alunos e que dois terços dos professores reconhecem que os alunos dominam melhor do que eles próprios estas tecnologias, a maioria dos professores e escolas quando utilizam a TICs no contexto escolar, o fazem principalmente para elaborar testes, provas, exercícios – e menos para interagir com os alunos. E, ao pensar no uso da tecnologia na escola, muitos ainda consideram TV, DVD, rádio, aparelho de som, câmera digital e projetor como os principais equipamentos de apoio junto aos alunos, deixando em segundo plano computadores , notebooks ,celulares,ipads,etc.
Particularmente conheço escolas que oferecem em todas as salas de aula computador, tela de 42”, Smartboards, acesso a internet mas, o desconforto e o despreparo dos professores deixa claro que é preciso investir na capacitação no uso dos programas e da Internet, além de formação sobre os conteúdos específicos das disciplinas que lecionam.
Aos pais fica a dica para que não se impressionem tanto pelos equipamentos e busquem informações sobre como estas ferramentas são integradas às salas de aula. E aos professores, coordenadores pedagógicos e diretores “23 ferramentas e aplicativos da Microsoft totalmente grátis” para que incluir no planejamento de 2013 e realmente envolver seus alunos (23 Microsoft Free Teaching Tools for Educators).
E para aqueles que quiserem saber mais, estamos programando para as primeiras semanas de fevereiro o workshop “ TIC: trazendo a tecnologia para as salas de aula” voltado para escolas e professores de educação infantil e ensino fundamental I. Para receber a programação completa envie e-mail com dados da escola para [email protected]