BumbleBee Project
Curso de inglês para crianças!
O BumbleBee Project é um curso de inglês para crianças, com o objetivo de atender no contraturno do horário escolar.
Durante duas aulas semanais de 45min, as crianças aprendem inglês de forma leve e indutiva, através de situações práticas, brincadeiras e experimentações.
A princípio, trabalham com o reconhecimento das letras e a relação entre grafema e fonema, passando depois à leitura de palavras curtas, para frases, ampliando o repertório na língua de forma contextualizada, natural e lúdica.
As crianças participam da aula com prazer e constantemente pedem por maiores desafios, demonstrando interesse e desejo de aprender mais.
Galeria
Aprendizagem multinível
No BumbleBee Project temos quatro grupos separados por idade:
Spring Bees (5-6)
Terças e quintas, 8:00 a 8:45
Autumn Bees (9-10)
Inicia em 2023
Summer Bees (7-8)
Terças e quintas, 9:00 a 9:45
Winter Bees (11-12)
Inicia em 2023
Sing & Play: inglês para bebês e crianças bem pequenas
Encontros especialmente preparados para bebês e crianças bem pequenas (até 3 anos), que incluem atividades sensoriais, movimento livre, contação de histórias, muita música e brincadeiras com o corpo.
Conheça a Ms. Elaine Nunes
Elaine é graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com concentração em Estudos da Linguagem/Linguística.
Sua vasta experiência docente na área de ensino de Inglês e Espanhol, em escolas e principais cursos do Rio de Janeiro, se estende a todas as idades. Atualmente cursa o doutorado em Letras, também na UERJ.
Ela trabalha com a Focus Educacional desde 2018, atuando com todas as idades na educação infantil bilíngue e no BumbleBee Project. Entre suas qualidades destacam-se seu carisma e sua criatividade, pois com leveza e facilidade forma vínculos com os alunos e traz para cada aula atividades dinâmicas, lúdicas e extremamente eficazes no processo de aquisição da língua adicional
SPRING BEES PROGRAM
Listening and speaking (escuta e fala):
Compreensão de linguagem de uso cotidiano e de instruções dadas pela professora;
Compreensão e resposta de perguntas simples sobre si mesmo;
Reconhecimento e descrição de objetos – uso de adjetivos;
Uso de respostas de yes/no para expressar opiniões, preferências e desejos.
Reading and writing (leitura e escrita):
Letramento / uso social da escrita – contato com variados portadores textuais;
Sequenciamento, contação e recontação de histórias curtas a partir de imagens;
Reconhecimento de letras e sons dos 32 principais fonemas da língua inglesa;
Início do processo de segmentação e decodificação;
Início do processo de leitura;
Escrita espontânea.
Avaliação:
Qualitativa, progressiva e individual, a partir de relatório preenchido pela professora duas vezes ao ano.
Ao final do ano, o grupo Spring Bees é capaz de:
Compreender e responder a linguagem de uso cotidiano;
Reconhecer a partir de descrição e descrever objetos com uso de adjetivos;
Reconhecer ou criar hipóteses para as pronúncias em inglês das letras;
Perceber rimas e aliterações;
Ler palavras familiares;
Praticar escrever palavras familiares;
SUMMER BEES PROGRAM
Listening and speaking (escuta e fala):
Compreensão das letras do alfabeto quando ouvidas em inglês;
Compreensão de instruções e perguntas feitas pela professora;
Compreensão e resposta a perguntas sobre assuntos familiares;
Compreensão e descrição de pessoas, objetos e lugares;
Utilização da língua inglesa de forma espontânea e contextualizada;
Identificação de características, objetos e lugares em língua inglesa;
Utilização de comparativos e superlativos para descrever objetos;
Compreensão de diferentes tempos verbais.
Reading and writing (leitura e escrita):
Alfabetização em língua inglesa;
Reconhecimento de letras,dígrafos e sons dos 44 fonemas da língua inglesa;
Segmentação e decodificação;
Sons “tricky” (complicados);
Leitura e escrita de palavras e frases curtas;
Soletração de palavras familiares.
Avaliação:
Qualitativa, progressiva e individual, a partir de relatório preenchido pela professora ao fim do primeiro semestre; ao fim do ano é realizado um exame de proficiência seguindo padrões internacionais para a faixa etária. Prepara para o nível Pre-A1 / Cambridge Starters
Ao final do ano, o grupo Spring Bees é capaz de:
Compreender e responder a linguagem de uso cotidiano espontaneamente;
Reconhecer a partir de descrição e descrever objetos com uso de adjetivos, comparativos e superlativos;
Reconhecer ou criar hipóteses para as pronúncias em inglês das letras, palavras e frases curtas;
Utilizar rimas e aliterações;
Reproduzir fonemas isolados e na palavra;
Escrever palavras a partir de sons e letras ditados.
AUTUMN BEES PROGRAM
Listening and speaking (escuta e fala):
Compreensão de diálogos simples sobre tópicos familiares;
Compreensão de descrições simples a respeito de pessoas e objetos;
Concordância ou desacordo com o que é dito, usando frases curtas;
Entendimento e resposta a perguntas sobre tópicos familiares, usando frases curtas;
Descrições simples de objetos, imagens e ações;
Contação de história simples, com a ajuda de imagens;
Expressão de perguntas a respeito de emoções, hábitos e preferências das outras pessoas.
Reading and writing (leitura e escrita):
Compreensão de frases simples;
Leitura e compreensão de textos curtos e factuais;
Leitura e compreensão de histórias simples sobre tópicos familiares;
Escrita de frases simples sobre imagens e tópicos familiares;
Escrita de frases simples fornecendo informações pessoais;
Escrita de frases curtas sobre preferências.
Avaliação:
Qualitativa, progressiva e individual, a partir de relatório preenchido pela professora ao fim do primeiro semestre; ao fim do ano é realizado um exame de proficiência seguindo padrões internacionais para a faixa etária. Prepara para o nível A1 / Cambridge Movers.
Ao final do ano, o grupo Spring Bees é capaz de:
Compreender e responder a linguagem de uso cotidiano com desenvoltura;
Fazer e responder perguntas utilizando as “question words” (palavras interogativas);
Identificar rimas, aliterações, e ritmos em poemas e histórias cantadas;
Contar e recontar histórias em inglês;
Ler textos curtos em inglês;
Participar de diálogos curtos em inglês;
Usar plural e conjugações verbais familiares adequadamente;
Usar adjetivos, comparativos e superlativos adequadamente;
Reconhecer e utilizar sinais de pontuação.
WINTER BEES PROGRAM
Listening and speaking (escuta e fala):
Compreensão de instruções compostas;
Compreensão de descrições orais de objetos, pessoas e eventos;
Compreensão de conversas sobre tópicos cotidianos;
Expressão de perguntas sobre tópicos cotidianos;
Contação de histórias curtas usando imagens ou ideias próprias;
Descrição simples de objetos, imagens ou ações;
Descrição de atividades realizadas no passado.
Reading and writing (leitura e escrita):
Compreensão de descrições escritas de objetos, pessoas e eventos;
Compreensão de histórias curtas por escrito contendo verbos no passado;
Leitura e compreensão de textos curtos, mesmo que algumas palavras sejam desconhecidas;
Conexão de frases usando conectores como “and”, “because” e “then”;
Escrita de descrições de objetos, imagens e ações;
Escrita de histórias curtas utilizando imagens ou ideias próprias.
Avaliação:
Qualitativa, progressiva e individual, a partir de relatório preenchido pela professora ao fim do primeiro semestre; ao fim do ano é realizado um exame de proficiência seguindo padrões internacionais para a faixa etária. Prepara para o nível A2 / Cambridge Flyers.
Ao final do ano, o grupo Spring Bees é capaz de:
Compreender e responder a linguagem de uso cotidiano com segurança;
Produzir frases completas oralmente e por escrito;
Compreender textos lidos mesmo sem conhecer todas as palavras, identificando a mensagem central e elementos-chave;
Distinguir linguagem literal e não-literal;
Realizar e responder perguntas sobre assuntos cotidianos;
Aferir significado de palavras a partir de prefixos e sufixos comuns;
Usar conectores oralmente e por escrito;
Usar o “past tense” (pretérito) para relatar fatos ocorridos no passado.
Biletramento
Diferentemente do que acontece em muitos países, no Brasil o termo “Literacy” acabou se dividindo entre alfabetização e letramento. Alfabetização, nesse contexto, é entendida como a aquisição do código, o ato de codificar e decodificar e envolve conceitos como direcionalidade, sequenciação, conceito de letras, palavras, frases, percepção e distinção entre formas e sons, (re)conhecimento dos símbolos escritos. Já o letramento envolve os processos de leitura, compreensão, análise e suas relações com as experiencias de vida dos alunos.
A transferência entre as habilidades de leitura e escrita em mais de uma língua é um processo normal e que traz benefícios nos domínios linguísticos e não linguísticos. Assista o vídeo para entender melhor como ocorre o processo de BILITERACY no programa BumbleBee.
Jolly Learning
A escrita e a leitura ,em qualquer língua, não são processos naturais.O BumbleBee Project foi desenvolvido especialmente para crianças brasileiras que não tem o inglês como primeira língua. Pensando nisso, a Focus utiliza como complementação ao BumblBee project os materiais da editora Jolly Learning. Adotado em mais de 100 países e utilizado em escolas no Reino Unido, a Jolly Learning é líder nesse mercado editorial e recebeu, em 2021, o prêmio “The best Communication, Language and Literacy resource” pelo “Teach Early Years awards”.
A função do material da Jolly em nosso programas é introduzir às crianças os 44 sons básicos da Língua Inglesa além da “escrita alternativa” destes sons. À medida em que avançam, os recursos disponíveis apresentam aos alunos, de forma divertida, com jogos, músicas e diversas atividades, a parte estrutural da Língua Inglesa como regras de pontuação, partes do discurso, produção textual, tempos verbais e outros aspectos gramaticais da língua.
Spelling Bee
Spelling Bee Contests são muito comuns em países falantes da língua inglesa. Trata-se de uma competição, em formato de torneio, em que as crianças testam suas habilidades de soletração. A professora diz as palavras, progressivamente mais difíceis, e as crianças precisam soletrá-las. Ganha quem não cometer nenhum erro até o fim da rodada! Os vencedores ganham troféus e medalhas, personalizados com seus nomes.
Vencedores do Spelling Bee Contest 2022:
- 1st place: Mateus Serpa e Marina Tami
- 2nd place: Julia Oliveira e Maria Serpa
- 3rd place: Valentina Maciel e Lívia Kotouc
Registros para as famílias
O BumbleBee Project mantém contato direto com as famílias para mantê-las atualizadas de novidades, avisos e acontecimentos do nosso projeto. Há um grupo no WhatsApp onde as famílias possuem contato direto com a coordenação do projeto, e é dada às mesmas a liberdade de contactar privadamente a coordenação se assim desejarem. Também deixamos à disposição um link para o Google drive do projeto, um diretório onde a professora deposita fotos e vídeos feitos por ela própria durante as aulas.
Avaliação qualitativa
Realizada duas vezes ao ano para os Spring Bees e apenas ao fim do primeiro semestre para os Summer Bees, Autumn Bees e Winter Bees, a avaliação do BumbleBee Project utiliza Assessment Rubrics. Assessment Rubrics, ou Grading Rubrics, são uma ferramenta de avaliação qualitativa, processual e individual que tem como foco o desempenho do aluno em cada objetivo de aprendizagem trabalhado. As famílias recebem estas avaliações e têm a liberdade de solicitar uma reunião com a professora para tirar dúvidas e obter mais informações sobre a aquisição do aluno.
Exame de proficiência
Para os Summer Bees, Autumn Bees e Winter Bees, são realizados exames de proficiência de língua inglesa de acordo com padrões internacionais para a faixa etária. Estes exames, e as atividades preparatórias para os mesmos ao longo do ano, visam atestar proficiência na língua inglesa para os níveis pré-A1, A1 e A2 do Common European Framework of Reference for Languages (CEFRL), aceito internacionalmente. O aluno que obtiver boa pontuação nos exames de proficiência BumbleBee estará apto a realizar exames internacionais como o Cambridge Starters, Movers e Flyers.
Certificado
Ao concluir cada nível do BumbleBee Project, o aluno recebe um certificado emitido pela Focus Educacional.