Focus Educacional

5 dicas para a ajudar no processo de alfabetização e letramento dos pequenos

 

As crianças começam a aprender a partir do momento em que nascem. Por volta dos 3 anos, o cérebro do bebê já atingiu aproximadamente 80% do tamanho de um cérebro adulto. O cérebro nunca para de se desenvolver, mas nos 3 primeiros anos esse potencial é enorme e, segundo cientistas essa é a fase crucial para estimular as áreas do lobo frontal associadas a linguagem, movimento, cognição social, auto-regulação e solução de problemas, obtendo resultados que vão se refletir ao longo da vida.
Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos mostram que de cada 100 crianças que terminam o primeiro ano com baixas habilidades de leitura,88 chegam ao fim do 3º ano ainda lendo mal,o que limita suas chances de obter sucesso acadêmico e consequentemente de obter uma vaga no mercado de trabalho. Ler é um dos principais combustíveis do desenvolvimento cerebral pois desenvolve a memória, a curiosidade e, acima de tudo o vocabulário.
O processo de alfabetização e letramento tem início muito antes de a criança entrar na escola e, uma vez lá, os anos iniciais são cruciais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. E já que essa é uma questão que acompanha pais e professores, resolvemos reunir aqui 5 dicas para ajudar as crianças a ler, ouvir e escrever bem.

Falar
 As crianças aprendem uma língua ouvindo os adultos conversarem e participando destas conversas
 Falar,contar histórias,desenvolver conversas ajudam as crianças a aprender novas palavras e a se expressar com desenvoltura
 As crianças precisam ouvir a língua(ou línguas) que irão falar para aprendê-la.
 Crianças são capazes de entender o que falamos,muito antes de serem capazes de produzir algum tipo de linguagem
 Conversar com as crianças sobre diferentes acontecimentos, histórias e ideias ajuda no desenvolvimento e na aquisição dos conhecimentos que eles precisarão mais tarde quando começarem a ler e escrever

Escrever
 Leitura e escrita andam juntas e são apenas maneiras diferentes de representar o que falamos e de nos comunicarmos
 Rabiscos e desenhos são formas de escrita. Eles podem até não representar palavras,mas cada linha e desenho feito pelas crianças representa uma forma de as crianças se comunicarem
 Rabiscos e desenhos ajudam as crianças a desenvolverem a coordenação visual e motora que precisaram para segurar o lápis,por exemplo
 A medida em que escrevem, as crianças tomam consciência de que letras as letras e palavras tem um significado e aos poucos começam a entender os propósitos da leitura através do desenvolvimento da escrita
 Escrever não significa necessariamente utilizar lápis e papel. As crianças aprendem a escrever na areia, brincando com a massinha ou rasgando jornal enquanto fortalecem os músculos dos dedos

Ler
 Ler com as crianças é a maneira mais simples e eficaz de ajuda-las a se tornar leitores proficientes
 As crianças que estão acostumadas a ouvir histórias estão mais propensas a querer aprender a ler
 Ler com as crianças ajuda a desenvolver o vocabulário, a compreensão e o conhecimento necessário para ler outros livros quando estiverem maiores
 Ler amplia o vocabulário e traz para o universo infantil palavras “raras” e muitas vezes difíceis de serem encontradas nas conversas do dia a dia

Brincar
 A brincadeira talvez seja a primeira maneira das crianças entenderem o mundo a aprender a língua
 Brincar ajuda as crianças a ordenar ideias e pensamentos e a coloca-los em palavras
 Brincar ajuda as crianças a pensarem simbolicamente e a abstrair
 Brincar ajuda as crianças a se prepararem para a vida adulta e a processar o que elas ouvem e veem no dia a dia
Cantar
 Cantar ajuda as crianças a aprenderem novas palavras
 Quando cantamos falamos mais de vagar e isso ajuda as crianças a identificarem os diferentes sons da língua e a perceber as sílabas
 Cantar desenvolve as habilidades auditivas e a memória e torna a repetição mais fácil para a criança-é mais fácil guardar uma música curta do que uma história curta

E para tornar a brincadeira ainda mais divertida e incentivar a leitura,que tal presentear as crianças com estes lindos marcadores:

 Read More 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima