Setembro na Focus foi o mês do Pensamento Matemático. Após várias palestras e workshops resolvemos publicar aqui um resumo de tudo o que foi discutido com professores, pais e gestores durante este ciclo de palestras.
Crianças são curiosas por natureza. E como se sabe, desde bem pequenas já começam a pensar sobre o mundo e a tentar compreendê-lo. Elas então passam a construir seus conhecimentos matemáticos por meio de sucessivas reorganizações ao longo das suas vidas e elaboram uma série de ideias e hipóteses provisórias antes de compreender um objeto em toda sua complexidade.
Vale lembrar, no entanto que quando falamos de educação infantil estamos lidando com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, portanto precisamos estar atentos às características próprias de cada faixa etária, assim como suas necessidades e a forma de conhecer o mundo.
Pesquisas tem mostrado a relevância do trabalho com a matemática para as crianças pequenas, principalmente no que diz respeito à construção do conceito de número, das noções ligadas às grandezas e medidas, espaço e forma. Mas quando nos referimos à importância do ensino matemático não estamos falando do “Trabalho Matemático” propriamente dito e da forma como conhecemos mas sim de atividades que ajudem a criança a desenvolver o “Pensamento Matemático”. Na prática estamos dizendo que, no início, o que as crianças devem ter é uma aproximação global com os conteúdos e que devemos estar sempre pensando em como torna-la significativa para os alunos.
Veja então algumas dicas para ajudar as crianças a desenvolverem esse “Pensar Matemático”:
1. “Contar pode ser muito divertido: use e abuse de músicas como “Mariana conta 1”, 1, 2,3 indiozinhos” e jogos de amarelinha, dominó, etc.
2. Computador + matemática = diversão Existem ótimos softwares e sites educativos para trabalhar com as crianças. clique aqui para ver uma lista com sugestões
3. Não tenha pressa: comece contando por 1, depois conte de 2 em 2. de 5 em 5..e por aí em diante.
4. Utilize os objetos que você tem em casa para ensinar seu filho a contar: pratique a adição e a subtração com objetos do uso diário das crianças como copos,colheres,pratos, brinquedos,etc. Mais tarde introduza a multiplicação com os mesmos objetos.
5. Estimule a curiosidade natural das crianças: brinque com o seu filho de uma “caça aos números” e descubra com ele os lugares e objetos em que utilizamos os números como relógios,TV,controle remoto, teclado do computador, placas de carros, telefone,etc.
6. Utilize as atividades de rotina: a rotina das crianças está cercada de problemas matemáticos que podem e precisam ser resolvidos. Peça a ajuda das crianças para resolverem questões como: “Nossa família tem 4 pessoas. Precisamos de um prato para cada pessoa. De quantos pratos vamos precisar para arrumar a mesa do jantar?”.
7. A cozinha é uma ótima zona de aprendizagem: prepare receitas com as crianças e deixe que elas ajudem medindo, pesando, etc. Enfeite sua geladeira com imãs de números e letras para que as crianças possam brincar com eles, criando sequências numéricas, fazendo contas…
8. Faça estimativas e comparações: comece a medir e fazer estimativas bem simples como por exemplo quantos copos d’água cabem na sua garrafinha? Quanto tempo demoramos para chegar até a escola? Por quantos sinais de trânsito vamos passar até chegar à casa da vovó? Depois compare o resultado com as crianças.
9. Introduza a noção de tempo: a construção da noção de tempo é geralmente bem difícil para as crianças. Conversem sobre os minutos, as horas. Conte com as crianças os dias, as semanas, os meses – por exemplo: “quantas vezes você vai ter que dormir antes de chegar o dia da festa?” ou “quantas vezes você vai à escola até chegar o dia do passeio ao zoológico”. Construam calendários, deixem que as crianças marquem os dias ou arranquem as páginas na medida em que eles vão passando.
10. Identifique as figuras geométricas e os tamanhos: faça outros tipos de “caçadas”, brinquem de “detetive” e ao invés de letras procurem por formas geométricas, tamanhos, cores e depois contem quantos objetos acharam.