Focus Educacional

Educação em Horário Integral

 

A educação em horário integral no ensino fundamental e médio já era uma realidade nos países desenvolvidos e agora começa a ser aplicada também na educação infantil. Aproximadamente 800 escolas em Ontário,Canadá começaram a oferecer a educação infantil em Tempo Integral a partir de Setembro,2011 quando tem início o ano letivo no hemisfério norte. Assim como já acontece com os programas de educação infantil oferecidos atualmente no Canadá, a matrícula não é obrigatória até os cinco anos de idade.

Entretanto, segundo o Ministério da Educação de Ontário, vários estudos afirmam que os programas de educação infantil em horário integral contribuem para o desenvolvimento acadêmico, emocional e social das crianças. Um estudo da Rutgers University detectou que as crianças que cursaram a educação infantil de forma regular e prolongada nas turmas em horário integral obtiveram melhoras significativas nos testes de linguagem e matemática a partir do 1º ano de ensino fundamental.

Investir nas séries inicias é investir no futuro e os gastos com os programas de educação infantil funcionam como um fator multiplicador da economia local gerando aproximadamente $1.7 dólares para cada $1 dólar investido. James Heckman, prêmio Nobel de economia, calcula uma taxa de retorno dos investimentos públicos feitos em programas de educação infantil e nas séries inicias de 7:1 contra um retorno de 1:1 se comparado aos investimentos feitos nas séries mais avançadas.

No Brasil esta modelo de educação não é adotado ainda nem mesmo nas escolas privadas que são nossa referência quando falamos em educação de qualidade. Até quando disputaremos os últimos lugares? Até quando os que se dizem “apaixonados” pela educação e responsáveis por elaborar leis e programas educacionais vão insistir em ficar trancados nos gabinetes discutindo ideologias e estilos pedagógicos e ao invés de olhar para o que de verdade funciona?Precisamos com urgência começar a construir caminhos mais eficazes (e já estamos atrasados). Precisamos buscar o ensino de qualidade com base em técnicas verdadeiras.

 Read More 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima