Focus Educacional

Compre o original, o autor agradece !

 

  Essa frase acima, lida em um post, me fez pensar.

Sempre me intriga quando vejo educadores perguntando se alguém conhece onde podem encontrar este ou aquele livro para download. Mais triste ainda é ver as respostas, que não são poucas, dando “dicas” e “macetes”.

Somos ou já fomos professores, coordenadores, diretores. Somos formadores de opinião, trabalhamos ensinando e não existe nenhum aprendizado que se sustente sem exemplos. Já dizia  a ditado que mais do que com palavras, educação se faz com exemplos.

Já ouvi muitos colegas defenderem suas atitudes usando argumentos como o preço exorbitante dos livros ou o fato de que não podem adotar um livro sem antes conhecê-lo. O livro é caro, sim, mas existem sempre os sebos e a possibilidade de comprar edições usadas. Além do mais, vamos combinar que não é mais caro do que sentar em um bar e tomar uma cerveja com os amigos. Eu prefiro comprar livros ( e olha que adoro uma cerveja bem gelada, se for na Alemanha então, melhor ainda!).

Para quem mora no Brasil e trabalha ou mantém escolas ou cursos de idiomas, basta entrar em contato com as editoras, fazer um cadastro e solicitar material para análise. Para os que estão fora, sei que nem sempre é fácil e que, muitas vezes, por trabalharem por conta própria ou em iniciativas não regulares, algumas editoras se recusam em fornecer tal material. Mas sempre existe a possibilidade de entrar em contato direto com o autor, explicar a situação e solicitar uma cópia ou partes do livro para análise.

Duvido que alguém se recuse a promover seu próprio material. Aqui na Focus desenvolvemos currículos e material didático e são frequentes pedidos deste tipo. E sempre atendidos, é claro! Lembro que uma vez pesquisando sobre PLH encontrei um texto da Ivian Destro no site da AOTP. Fiquei tão apaixonada que queria compartilhar no blog e com meus professores. Não tinha ideia de como encontrá-la, nenhum contato, então escrevi para a AOTP e perguntei se podia utilizá-lo. Alguns dias depois veio a resposta positiva e até hoje o texto e acessado por pessoas que querem saber mais sobre PLH.

Respeitem os autores. Não só por conta da LDA ( Lei de Direitos Autorais) que você pode até achar uma bobeira, já que é difícil fiscalizar, Mas porque propriedade intelectual é algo muito sério. Do outro lado está um colega que geralmente passou anos em sala de aula, acumulou conhecimentos, práticas e experiências e um dia resolveu compartilhá-las com todos através de seus livros.

Mostre ao seu aluno a importância de investir em conhecimento e educação. Mostre que você se importa e quem sabe um dia, ele também se importará.

#desabafodasemana

 

 Read More 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima