Focus Educacional

Conferência sobre o ensino, manutenção e promoção do Português como Língua de Herança

 

Essa é para colocar na agenda !

Entre os dias 14 e 17 de maio,2015, Nova Iorque será sede da conferência “PLH: teoria e prática lado a lado” organizada pela Brasil em Mente. Estivemos lá em 2014 e já reservei a data para 2015.

Parabéns, Felícia e toda equipe da Brasil em Mente, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo na formação e divulgação da Língua Portuguesa no exterior.

Sobre a temática da conferência :

É um dos maiores desafios do ensino/aprendizagem: conciliar fundamentos teóricos ao dia a dia da prática. Em nossa especialidade, o Português como Língua de Herança (PLH), esta integração é um importante componente para a promoção, resgate e manutenção desta que, na verdade, é uma língua-cultura. A necessidade da comunicação entre estes dois domínios, teoria e prática, é clara e diz respeito aos processos para fundamentar, desenvolver e implementar práticas educativas.

O que fazer com toda essa teoria? Como deixar de lado a preciosidade de tantos anos de prática?

A resposta a estas perguntas envolve outro verbo: incorporar. É preciso que professores e promotores culturais incorporem em seus repertórios o que pesquisadores vem demonstrando, e vice versa.

O objetivo desta conferência é, portanto, oportunizar um espaço de discussão no qual possamos somar experiências e vivências. As apresentações serão feitas em forma de diálogo de modo a destacar o que pode ser feito e o que realmente acontece, as metodologias, mas também desafios, sempre de forma contextualizada, com números, mas também com faces.

A data da conferência é próxima a do dia do PLH (16 de maio) para que não só comemoremos juntos essa área de estudo fascinante, como também possamos pensar em propostas concretas que alavanquem nossos movimentos.

Os temas abaixo estão relacionados à estrutura da conferência e as propostas de apresentação devem ser construídas nesse sentido.
– identidade cultural, multilinguismo e as negociações em relação a políticas linguísticas.
– aquisição de linguagem, alfabetização, diferenças entre língua maternal, estrangeira e de herança.
– recursos didáticos para PLH, desenvolvimento de currículo e materiais apropriados, planos pedagógicos e funcionamento de iniciativas.

Ficou interessado e quer saber mais? Visite o site da Brasil em Mente .

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