Como estamos preparando as nossas crianças? Estamos dando a elas a formação necessária para que prosperarem em um futuro guiado pela globalização e pelos avanços tecnológicos?
Como pais, não medimos esforços para escolher e oferecer aos nossos filhos a melhor educação. Pesquisamos, analisamos, visitamos dezenas escolas, conversamos com outros pais e, quando achamos a “escola certa”, delegamos à ela a tarefa de fornecer uma base acadêmica sólida para os nossos filhos. Mas será que isto é suficiente?
Para ajudar nossas crianças e jovens a prosperarem em um mundo em rápida mutação, escolas e pais precisam trabalhar lado a lado a fim de para ajudá-los a desenvolver as competências necessárias ao século 21. Apenas uma parceria forte entre a família e a escola poderá colocar nossos filhos em uma posição de vantagem em relação ao futuro.
Precisamos estimular cada criança a tornar-se :
Uma pessoa Confiante. Com uma noção exata do que é certo e errado. Tolerantes, adaptáveis, resilientes, que conheçam a si mesmo, sejam capazes de pensar de forma crítica e independente e, acima de tudo sejam capazes de se comunicar de forma eficaz.
Um aluno independente. Questionador, reflexivo, perseverante e que assume a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.
Um Colaborador Ativo. Que trabalhe em equipe, seja inovador, com iniciativa própria , capaz de assumir riscos calculados e que esteja sempre buscando a excelência.
Um Cidadão Consciente. Com um grande senso de responsabilidade cívica, atento ao que acontece ao seu redor e no mundo e disposto a ter uma participação ativa na melhoria da qualidade de vida da sociedade em que vive.
No centro destas competências estão valores como Respeito, Integridade, Cuidado, Resiliência e Harmonia.
Respeito: demonstramos respeito quando reconhecemos não só o nosso valor mas também o valor que está intrínseco em todas as pessoas;
Integridade: somos íntegros quando possuímos princípios éticos e somos capazes de lutar pelo o que é certo.
Cuidado: Nos importamos com o próximo quando agimos com bondade e compaixão e nos preocupamos em tornar este mundo um pouquinho melhor.
Resiliência: a resiliência está diretamente ligada a nossa força emocional e a nossa capacidade de perseverar diante dos desafios.
Harmonia: valorizamos a harmonia e o equilíbrio quando somos capazes de buscar a nossa paz interior, promovemos a coesão social e sabemos apreciar a unidade e a diversidade de uma sociedade multicultural.
A escola caberá à tarefa de equipar seus alunos com o conhecimento, habilidades e valores necessários para que possam viver e trabalhar como adultos no século 21. Quanto aos pais, é essencial que assumam o seu papel na vida dos filhos e como parceiros das escolas na difícil missão de prepara as crianças para um futuro que não nos pertence.
Só assim, juntos e trabalhando lado a lado poderemos garantir a nossas crianças um futuro realmente brilhante.