Focus Educacional

Um pedacinho do Canadá na sua escola!

 

Diz a lenda que se você assoprar as sementes de um dandelion, essa florzinha aí ao lado, e fizer um desejo, seus desejos se realizarão.

Há exatos 1 ano eu me mudava para o Canadá trazendo comigo a Focus. Em seu poema “Mude”, Edson Marques nos convida a “(…) andar por outras ruas [..] almoçar em outros locais, ir a outros restaurantes, comprar pão em outras padarias”, e assim fizemos.

Mas a minha ligação com o bilinguismo e o Canadá teve início muitos tempo antes, quando eu ainda engatinhava na maternagem. De lá pra cá já se passaram 27 anos. O Canadá me trouxe grandes coisas, entre elas uma educação que traz um olhar respeitoso para as crianças e, principalmente, anão me fixar em um único método, um único modelo, uma única proposta pedagógica. Foi com o diretor de uma escola no Canadá que ouvi a frase que mudaria a minha trajetória profissional: ” o melhor método será sempre aquele que melhor funciona para a criança. E cada criança será sempre diferente, por isso não se apegue aos métodos, se apegue às crianças. Sua tarefa como professora é advogar pelas crianças. Lute por elas, sempre”.

Mergulhar no mundo da educação bilíngue quando pouco ou quase nada ainda se falava ou se fazia no Brasil foi( e ainda é) um desafio. Avançamos muito, e verdade, mas ainda estamos longe de conseguir oferecer uma educação bilíngue acessível e de qualidade a todos. As pessoas associam a educação bilíngue a “falar inglês”, mas a educação bi/multilíngue vai muito além.

Ao entrar em contato com outras línguas e outras culturas, as crianças passam a demonstrar atitudes mais positivas diante da diversidade de ideias, crenças e características. Aprender uma nova língua coloca as crianças em contato com outras realidades. è exatamente essa “diversidade”, essa “atitude positiva diante de ideias, crenças e características” que fizeram o Canadá se destacar na educação. O segredo da educação canadense? Pegue o que ha de melhor nos trabalhos de Paulo Freire, Montessori, Emmi Pickler, Wallon; misture vagarosamente, “para aerar”, com uma educação global, anti-opressão e anti-racista. Leve ao forno pelo tempo que for necessário, para a criança e para o professor. Na hora de servir, corte com a forma da interseccionalidade, para que se possa enxergar bem todas as camadas, mesmo aquelas nas quais você nunca tinha reparado. Sirva ainda quente, com uma boa calda de amor e respeito.

Em 2023 a Focus está de cara nova ( ficou curioso? Olha aqui ) e de casa nova, também! Nossas conversas acontecem a partir da ponte Canadá-Brasil. E, agora, além de oferecer programas e consultorias pedagógicas para programas e escolas bilíngues de Língua Inglesa, passamos a usar toda a nossa expertise para oferecer os mesmos serviços e programas para escolas e famílias que desejam aprender/ manter o Português no exterior (PLH).

Eu sei que esse post foi meio longo, mas é que a gente não queria deixar de te contar nadinha do que está acontecendo. Daqui pra frente, se você não quiser perder nenhuma dica, nenhuma novidade, assina a nossa newsletter no blog e nos siga no @focusbilíngue no Instagram.

Desejamos a todos as famílias, escolas parceiras, professores, coordenadores e diretores, um Natal de muita Luz e gratidão!

Abraços bilíngues,

Equipe Focus Educacional

Brasil/Canadá

 Read More 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Rolar para cima